Unidades da UFPA entregam os Planos de Desenvolvimento (PDUs) para os próximos anos

Imagem Principal PDU

Em consonância com o objetivo estratégico de "Expandir e aperfeiçoar a gestão institucional na perspectiva multicampi", constante no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2025, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) promoveu diversos eventos com a finalidade de realizar o repasse metodológico para elaboração, gestão e avaliação dos novos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDU’s), evidenciando a importância das unidades construírem seus planos táticos alinhados ao planejamento estratégico da UFPA.

 

Eventos – Para que isto ocorresse, foram realizados diversos evento: a “Semana de Planejamento, Gestão e Avaliação”, no período de 24 a 28 de abril de 2017, ocorrido no Capacit (Campus Belém), destinado aos coordenadores de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA’s); a “XXIX Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA”, no Campus de Capanema, em 19 de maio de 2017, onde estiveram presentes os dirigentes dos campi da UFPA; o “Encontro sobre a Metodologia de Elaboração, Gestão e Avaliação dos novos PDU’s”, no auditório da SEGE (Reitoria) no dia 26 de maio de 2017, que teve a presença dos dirigentes das unidades localizadas no Campus Belém e das respectivas equipes responsáveis pelo processo de elaboração dos PDU´s nessas unidades; e o “Curso de elaboração, gestão e avaliação do PDU”, promovido por meio do Capacit no período de 18 a 22 de setembro de 2017, com a inscrição aberta para servidores responsáveis pelo processo de elaboração do PDU.

Proplan itinerante - Mediante convite, no período de abril a outubro/2017, a Proplan também participou de eventos específicos de sensibilização nas unidades, realizando o repasse metodológico de PDU por meio do Projeto Proplan Itinerante, que é uma iniciativa tática constante no PDU da Pró-Reitoria de Planejamento. Esses eventos foram realizados no ICSA, IEMCI, ICEN, ICJ, ICED, IFCH, IG, NDAE, NCADR, NTPC, IMV, Campus de Castanhal, Campus de Tucuruí, Campus de Abaetetuba, Campus de Cametá, CEPS, CTIC e Propesp.

Para o diretor de Planejamento, Raimundo Almeida, a elaboração dos PDU´s é um grande avanço alcançado pelas unidades na sua gestão; e com a implementação e avaliação desses planos, a UFPA dará um importante passo a caminho da melhoria na Governança.

PDUsPDU´s Elaborados - Destaca-se que a Audin, Biblioteca Central, CEPS, Gráfica, Proad, Proplan, Progep, Campus de Bragança, Campus de Castanhal, Campus de Breves, ICEN, IECOS, IMV, NPO e NTPC, que encaminharam os seus PDU´s dentro do prazo estipulado para entrega, que encerrou-se em 31 de outubro de 2017. Outras unidades, como o Campus de Abaetetuba, Campus de Cametá, NAEA, NCADR, NUMA e CIAC, assinalaram um prazo de entrega dos seus referidos Planos.

A pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges, considera que a elaboração dos PDU´s é fundamental para que a Universidade alcance seus objetivos estratégicos e, consequentemente, cumpra sua missão institucional e alcance sua visão de futuro, considerando que sãos as diversas Unidades da UFPA que efetivamente implementam a estratégia da Instituição.

Para mais informações sobre PDU, conheça o “Guia de elaboração, gestão e avaliação de PDU’s” disponível no site da Proplan.

Texto, arte e fotos: Divulgação

 

PROPLAN - Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - proplan@ufpa.br