Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > UFPA realiza o IV Encontro do Plano de Integridade da UFPA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA realiza o IV Encontro do Plano de Integridade da UFPA

  • Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 09h49

A Universidade Federal do Pará, através da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), realizou na última quinta-feira (17 de novembro de 2022) o evento “IV Encontro do Plano de Integridade da UFPA” com a seguinte palestra: “Gestão das Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho”.

O evento foi realizado via Google-Meet no formato de Webnário com intuito de ampliar a participação aos servidores dos campi e teve como facilitadores o Prof. Dr. Maurício da Silva Borges (Presidente da Comissão de Ética da UFPA) e o Prof. Dr. Enéas de Andrade Fontes Júnior (Conselheiro Suplente da Comissão de Ética da UFPA).

O objetivo principal foi de capacitar os servidores que ocupam cargo de função e direção em relação aos conceitos de integridade, relações interpessoais no ambiente de trabalho e mediação de conflitos, a análise dos marcos regulatórios que tratam da conduta ética e da gestão das relações interpessoais no serviço, os procedimentos necessários ao tratamento de conflitos e desvios de conduta ética, as atribuições dos gestores e sua relação com a comissão de ética.

A qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho tem influência direta sobre a qualidade do serviço público, impactando não somente na satisfação e desenvolvimento individual, mas também na satisfação e confiança do usuário do serviço público. A promoção da cultura de integridade ética é um elemento estratégico na prevenção de conflitos e preservação deste ambiente. O agente público em cargo de gestão ou posição de ascensão hierárquica tem a oportunidade e grande responsabilidade de atuar nessa promoção, além de tratar as situações adversas e desvios de conduta. Vale ressaltar que a Integridade Pública é o alinhamento consistente e aderência a valores éticos, princípios e normas para garantir e priorizar os interesses públicos sobre os interesses privados no setor público.