Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > O que é P.I. ?
Início do conteúdo da página

Pesquisador Institucional

O que é Pesquisador Institucional?

A figura do Pesquisador Institucional (PI) surgiu com a Portaria Nº 46, de 10 de Janeiro de 2005, atendendo a necessidade do Ministério da Educação da existência de um interlocutor entre as IES e o ministério.

A princípio, de acordo com essa portaria, o PI deve ser o responsável pelas informações inseridas anualmente no Censo da Educação Superior, conforme artigo 4: “As Instituições de Educação Superior deverão designar um Pesquisador Institucional para ser o interlocutor e responsável pelas informações da instituição junto a DEAES-INEP”.

Desde então o MEC tem acumulado outras demandas ao PI como: PingIFES, Cadastro Nacional de Docentes, E-MEC, cadastro da CPA, SIMEC (Módulo REUNI), Cadastro das Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Indicadores do TCU.

Isso demonstra a grande responsabilidade que o Pesquisador Institucional possui, pois o mesmo responde pelas principais informações solicitadas pelo MEC que servem de base para alguns processos cruciais à Instituição como: matriz orçamentária, recredenciamento da Instituição, avalição externa, avaliação de cursos, etc.

As principais atividades desempenhadas pelo PI são:

  • Manter atualizado o cadastro dos cursos e dos coordenadores junto ao sistema SiedSup;
  • Responder anualmente o Censo da Educação Superior junto ao SiedSup;
  • Responder aos dados no sistema PingIFES;
  • Atualizar a cada semestre os dados cadastrais de todos os professores da Instituição junto ao Cadastro Nacional de Docentes;
  • Abrir, acompanhar os processos de reconhecimento, renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, e atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, no sistema E-MEC;
  • Abrir e acompanhar os processos de atualização do PDI, Regimento e Estatuto junto ao MEC, através do sistema E-MEC;
  • Atualizar, acompanhar e prestar informações à Sesu referente ao REUNI;
  • Atualização dos membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA junto ao MEC;
  • Atualização dos dados do Relatório de gestão e elaboração dos indicadores do TCU.
Fim do conteúdo da página