Página inicial > Últimas Notícias > PROPLAN divulga a nova versão do Manual de Gestão de Processos Organizacionais da UFPA

• Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 17h55

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) publicou no dia 2 de setembro a nova versão atualizada do Manual de Gestão de Processos Organizacionais da UFPA, o documento que apresenta as principais diretrizes, orientações e conceitos básicos sobre a aplicação da Gestão de Processos Organizacionais na Instituição.

Esta nova versão é resultado do amadurecimento da implementação institucional da Gestão de Processos Organizacionais, a partir da criação em 2017 da Coordenadoria de Gestão de Processos vinculada a Diretoria de Gestão Estratégica (DIGEST) da PROPLAN. Foi feita uma revisão geral de todo o conteúdo, com a adoção de uma linguagem mais direta e simplificada e reorganização capítulos e tópicos.

Além da nova versão do Manual de Gestão de Processos, foi publicado também a nova versão do Procedimento Operacional Padrão Modelo (POP Modelo), um documento editável que apresenta todos os campos que precisam ser preenchidos para a elaboração de um POP de um processo organizacional mapeado. Este novo modelo foi atualizado visando simplificar o preenchimento dos POPs, que agora fica mais fácil de ser preenchido, mantendo os campos essenciais para a caracterização adequada do processo organizacional mapeado.

O Coordenador de Gestão de Processos da PROPLAN explica que os processos já mapeados anteriormente utilizando o POP Modelo anterior não precisam necessariamente ser readequados ao novo modelo: “Apenas os novos processos organizacionais que forem mapeados utilizarão o novo modelo de POP. Os processos que tiverem seus mapeamentos atualizados poderão opcionalmente adotar o modelo antigo ou o modelo novo. O principal objetivo desse de disponibilizarmos esse novo modelo de POP é o de facilitar o desenvolvimento de iniciativas de mapeamento de processos, mantendo apenas os campos mais relevantes para o entendimento do processo”.

Gestão de Processos Organizacionais na UFPA - A UFPA utiliza a Gestão de Processos Organizacionais por ser uma ferramenta de gestão que visa promover uma maior padronização, organização, redução de ineficiências e melhoria dos resultados gerados pelas atividades administrativas contínuas. A adoção dessa metodologia contribui para o alcance dos objetivos estratégicos do PDI 2016-2025, especialmente o de “Melhorar e fortalecer a governança dos processos internos”.

A metodologia de Gestão de Processos adotada atualmente pela UFPA foi lançada em abril de 2019, e, em 2020, foi lançado o Portal de Gestão de Processos da UFPA. Desde então, a Universidade promove os Ciclos de Mapeamento de Processos Organizacionais (Cimapros), sob a coordenação da Diretoria de Gestão estratégica (Digest/Proplan), que direciona esforços visando ao mapeamento e à melhoria de processos organizacionais prioritários da Instituição.

Para visualizar e baixar os processos organizacionais já mapeados e os referidos manuais e guias, acesse o Portal de Gestão de Processos da UFPA.