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Representantes da UFPA, UFAL e UFNT Compartilham Experiências Sobre o Censo da Educação Superior

  • Publicado: Quinta, 03 de Abril de 2025, 16h39

No dia 10 de março de 2025, representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) reuniram-se de forma online para compartilhar experiências e boas práticas relacionadas ao preenchimento do Censo da Educação Superior, com o objetivo de aprimorar a qualidade e a consistência das informações.

A abertura do encontro foi conduzida pelo Procurador Institucional da UFAL, Deywid Wagner de Melo, que ressaltou a importância do evento para o fortalecimento das estratégias de coleta de dados nas instituições. Em seguida, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, Cristian Mayko Carvalho da Costa, destacou o papel fundamental do Censo da Educação Superior na formulação de políticas públicas e a relevância do diálogo interinstitucional para a melhoria dos processos.

Durante a reunião, o Recenseador Institucional da UFPA, Diogo Benassuly, apresentou o processo e as boas práticas implementadas na UFPA, permitindo a troca de estratégias e o compartilhamento de conhecimentos sobre a coleta e a análise de dados educacionais no ensino superior.

Além dos já mencionados, participaram do encontro: Lúcia Harada, Procuradora Institucional da UFPA; Eliezilda Souza, Procuradora Institucional da UFNT; Sandy Andrade Faro, Auxiliar Institucional da UFPA; e as equipes técnicas do Censo da UFAL e da UFNT.

O Censo da Educação Superior é uma ferramenta essencial para compreender o panorama do ensino superior no Brasil, identificar tendências e tomar decisões informadas. Além disso, disponibiliza dados sobre instituições, cursos, alunos e docentes, contribuindo para o planejamento e a formulação de políticas educacionais.

A troca de experiências entre as instituições fortalece a colaboração e impulsiona a busca por práticas mais eficientes, reforçando o compromisso conjunto com a melhoria da educação superior brasileira.

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